003 – Empresa Digital

por igorbrandao

04/01/2020

Empreendedorismo

Tecnologia da Informação

0 comentários

Olá a tod@s, sejam muito bem-vind@s!

No post de hoje vou tratar de um assunto muito importante no mundo da TI, as empresas digitais.

Hoje em dia, as empresas buscam muito mais do que processadores. São as plataformas tecnológicas que podem realmente oferecer valor aos negócios. As empresas esperam que a tecnologia seja capaz de ajudar a resolver problemas, reduzir custos com TI e aumentar a competitividade. Tudo acontece por causa das exigências da era digital.

Introdução

Muitas inovações acontecem nos processos corporativos, em função das exigências da chamada “era digital”. Para se manter ativa no cenário que se desenha no horizonte futuro, de especialização e de extrema competitividade, as empresas precisam se tornar cada vez mais digitais. Isso significa não apenas dispor de servidores adaptados à era digital, como também contar com plataformas de comunicação que as tornem ágeis e eficientes. Tudo começou com a famosa “Lei de Moore” e a rápida evolução que ela traçou para o mercado de TI. Hoje, a empresa digital já tem à sua disposição plataformas avançadas que contribuem para que tenham sucesso e destaque em sua área de atuação.

De acordo com análise do grupo de pesquisa em gestão da Tecnologia de Informação da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, o conceito de empresa digital tem por base a maximização do uso da Tecnologia da Informação pela empresa para a realização de seus negócios. Por um lado, na empresa digital ocorrem cada vez menos negócios conduzidos sem a intervenção da TI e por outro, o uso da tecnologia de forma desvinculada dos negócios da empresa é cada vez menor. Na empresa digital, “não há negócios sem TI e não há TI sem negócios”.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, a questão com a qual se defrontam os gestores das empresas é como obter valor para os negócios a partir da TI? Essa é uma pergunta crucial porque comum observar empresas que realizam grandes investimentos em TI, sem, contudo, obter os resultados esperados. Várias pesquisas realizadas no exterior e no Brasil têm mostrado que apenas investir em TI não conduz a resultados empresariais imediatos, tais como o aumento da lucratividade e da participação de mercado.

Lei de Moore

Em 19 de abril de 1965, a revista norte-americana Electronics Magazine publicou um estudo do fundador da Intel, Gordon Moore, em que ele comentava sobre o rápido ritmo da inovação tecnológica, com uma predição sobre o crescimento da indústria de semicondutores que se transformou quase em uma lenda. Sua predição permitiu a difusão da tecnologia em todo o mundo, e foi confirmada com as rápidas mudanças tecnológicas verificadas desde então. A Lei de Moore estabelece que a densidade dos transistores nos circuitos integrados dobre a cada dois anos.

Com base no postulado de Gordon Moore, e na demanda do mercado, a Intel é uma empresa que sempre lança novos produtos e plataformas, que impulsionam o mercado de tecnologia como um todo. Exemplo desse pioneirismo foi o anúncio de uma nova microarquitetura, feito em março de 2006, pelo vice-presidente da Intel e gerente geral do Digital Enterprise Group Pat Gelsinger. Com a nova plataforma, a Intel propõe às empresas chamadas “digitais”, a melhoria do desempenho e da eficiência no consumo de energia, além da redução dos custos totais no uso de TI.

Pequenas e médias empresas

Para se tornar uma Empresa Digital não precisa ser grande. Basta ter vontade de ser inovadora e de apresentar vantagens competitivas no mercado. Hoje, empresas de qualquer porte podem adquirir tecnologias de alto desempenho, que oferecem mais recursos às pequenas empresas e contribuem para reduzir custos de suporte técnico, além de aumentar a produtividade.

A empresa digital pode ser de qualquer tamanho. O fato de se tornarem digitais pode representar uma vantagem competitiva, que impulsionará companhias pequenas e médias em direção ao desenvolvimento do seu negócio. Se souberem construir uma base tecnológica sólida, elas poderão não somente manter o controle de seus negócios, como também ter condições de tomar as melhores decisões estratégicas.

Os quatro pilares da empresa digital

TI integrada, conectividade para todos e em todos os setores, trabalho em equipe e assistente de informações: esses são os quatro pilares para que uma empresa digital funcione de forma eficiente, com uma rede gerencial segura e com flexibilidade para ajustar sistemas, sem grandes impactos tecnológicos.

O ambiente tecnológico do escritório digital envolve o gerenciamento em todas as plataformas. As metas dessa iniciativa são simplificar o ambiente da TI, tornar o gerenciamento de sistemas mais robusto, reduzir as despesas de suporte e melhorar significativamente a qualidade do serviço em geral.

A visão do escritório digital é construída com base em quatro pilares tecnológicos:

  1. TI integrada, que ofereça segurança, estabilidade e gerenciamento para os PCs, com recursos embutidos diretamente nos blocos de componentes da plataforma;
  2. Conectividade difundida em todas as redes e para todos os serviços de software em qualquer dispositivo, inclusive VoIP (voice over IP);
  3. Trabalho em equipe que ocorra instantaneamente, para comunicação e colaboração, oferecendo habilidades imediatas de integração às plataformas;
  4. Assistente de informações, facilitando aos usuários achar e usar as informações eficientemente.

Para finalizar

Se você gostou do post ou tem alguma sugestão de melhoria, deixe um comentário que irei te responder. Caso tenha interesse em um material mais completo sobre o assunto, clique no botão abaixo:


Written igorbrandao

Olá! Meu nome é Igor Brandão, sou formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Meus objetivos profissionais estão direcionados para desenvolvimento de projetos locais e/ou internacionais que envolvam empreendedorismo, pesquisa e criação de novas tecnologias. Pessoalmente, busco evoluir constantemente, estabelecer parcerias e oportunidades para novos negócios.